Livro: Neuromancer

Acabei de ler Neuromancer, vale a pena. 1984 by William Gibson.

Entre o Blade Runner e Tron, precursor do filme The Matrix.

Agora tudo parece cada vez mais próximo da verdade. Imaginamos o impossível, e ele, logo logo, se torna realidade.

“Alguma coisa de cor escura estava se formando no núcleo do programa chinês. A densidade de informação sobrecarregava o tecido da Matrix, disparando imagens hipnagógicas. Perspectivas caleidoscópicas desbotadas se centralizavam em um ponto focal preto-prateado. Case observou símbolos pueris do mal e de azar rolarem através de planos translúcidos: suásticas, crânios e ossos cruzados, dados de jogar com olhos de serpente. Quando olhava diretamente para o ponto cego, não conseguia ver nenhum contorno. Foi através de algumas imagens rápidas e periféricas que ele chegou aquela forma de tubarão, indistinta como a obsidiana, e aos espelhos negros dos seus flancos refletindo distantes luzes opacas que não tinham relação com a Matrix à sua volta.”

“Case é um cowboy cyberespacial – uma espécie de super-hacker do futuro – vindo do BAMA, a megalópole que cobre a costa leste dos EUA, afetada pela terceira guerra mundial. Tentou enganar os patrões e, como punição, seu sistema nervoso foi contaminado por um toxina. Agora ele vaga pelos subúrbios de Toquio cometendo pequenos crimes.

No ameaçador submundo das operações obscuras de transferência de dados e da genética ilegal, Case está a ponto de ser destruído pelas dividas e pelas drogas, quando é contatado por uma bonita mulher. Também ocidental, ela é uma moderna samurai das ruas, com implantes oculares e laminas sob as unhas.

Molly o leva a um misterioso ex-oficial das Forcas Especiais, que oferece a cura de Case em troca da participação em uma missão, sobre a qual se recusa a revelar detalhes. De Tóquio a Istambul, e de la a Zion – uma estação orbital rastafári rebelde – e a Freeside – misto de colonia orbital de ferias e paraíso bancário -, Case e Molly vão cada vez mais fundo nas implicações metafisicas da trama que envolve perversão, corrupção e Inteligencias Artificiais.

Evoluindo de Blade Runner e antecipando Matrix, Neuromancer é o primeiro – e ainda hoje o mais famoso – livro de William Gibson. É considerado não só o romance que deu origem ao gênero cyberpunk, mas também o seu melhor representante.”

Links e Refs:

Alroger Filho

Comments are closed.